Entrega de diplomas do Projeto + Literacia em Matosinhos

Foto CMM

“Coragem” e “determinação” foram as palavras mais ouvidas na cerimónia de entrega de 38 certificados do projeto + Literacia, que decorreu esta terça-feira, no Edifício dos Paços do Concelho.

A sessão contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vice-presidente e vereador da Intervenção Social, Carlos Mouta, do Vereador da Educação, António Correia Pinto, e da presidente da ADEIMA, Lurdes Queirós.

Preocupada com os níveis de qualificação e formação da população adulta, e os seus efeitos ao nível da empregabilidade, a autarquia, em parceria com a ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, criou em 2015 o projeto + Literacia.

“Não saber ler ou escrever constitui um grande obstáculo na vida das pessoas e causa imensos constrangimentos”, reconheceu Luísa Salgueiro.

Dirigido a pessoas com mais de 18 anos, iletradas ou com muito baixos níveis de literacia, este projeto visa a promoção de literacias básicas – leitura e escrita, cálculo matemático, conhecimento do mundo, competências tecnológicas, e desenvolvimento sociocognitivo.

Em parceria com o Centro Qualifica da ADEIMA, os formandos têm ainda a oportunidade de fazer a certificação do 4.º ou 6.º ano de escolaridade, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

A presidente da ADEIMA considerou que este projeto “é daquelas obras que não tem placa (de inauguração), mas que é muito importante, pois faz verdadeiramente a diferença na vida das pessoas”. “Este diploma é uma prenda de Natal, mas é fruto do vosso empenho, da vossa dedicação”, acrescentou Lurdes Queirós.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter