Constrangimentos de trânsito previstos para sábado em Matosinhos e Porto devido às pré-jornadas da Juventude

Dias na Diocese

O recinto do Parque da Cidade do Porto recebe, no próximo sábado, dia 29 de julho, um conjunto de ações no âmbito da iniciativa “Dia da Diocese”, que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, com a participação do Papa Francisco.

Do programa fazem parte a celebração da Eucaristia pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, pelas 11h00, e os espetáculos de música dos artistas Follow Him (15h45), The Sun (16h45) e Aurea (22h00).

São esperadas mais de 60 mil pessoas, sobretudo jovens peregrinos de Portugal, Espanha, França e Itália.

A realização deste evento, organizado pela Diocese do Porto, implica um conjunto de condicionamentos e alterações no que diz respeito à circulação automóvel, entre as 06h00 do dia 29 de julho e as 03h00 do dia 30 de julho.

A Câmara de Matosinhos publicou um aviso de condicionamento de trânsito, que implicará vias do concelho:

«(…) estarão condicionadas as seguintes vias:

a. N12 (estrada da Circunvalação), sentido nascente – poente, entre o cruzamento com as Ruas Dom Nuno Álvares Pereira e da Vilarinha e a Praça da Cidade S. Salvador (rotunda da Anémona);

b. Acesso à N12 (estrada da Circunvalação), a partir de todos os arruamentos localizados a norte da mesma, no segmento identificado no ponto anterior, designadamente pela Avenida Comendador Ferreira de Matos e Rua Dom João I;

c. Praça da Cidade S. Salvador (rotunda da Anémona) – o trânsito proveniente da Avenida General Norton de Matos será encaminhado para a Rua de Brito Capelo;

d. Avenida Dom Afonso Henriques, a sul da Avenida da República;

e. Sempre que a intensidade de trânsito automóvel e peões, concentração de pessoas ou outros fundamentos associados à segurança pública o justifiquem, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal de Matosinhos promoverão os condicionamentos à circulação automóvel que entendam necessários.

O condicionamento de trânsito não se aplica a moradores e ao serviço público de transporte de passageiros rodoviário regular, designadamente da Maré e dos STCP.

Quem se deslocar de automóvel ou de autocarro ao Parque da Cidade, poderá encontrar estacionamento gratuito no Campo de Santana (parque de terra junto à Câmara de Matosinhos), no parque da Piscina Municipal de Matosinhos, e nos parques 25 de abril e de Manhufe.

Estacionamento pago poderá encontrar nos parques da marginal de Matosinhos, do Continente de Matosinhos, das Marisqueiras e do Mercado Municipal de Matosinhos.

O acesso ao Parque da Cidade do Porto pode ser feito de carro, através das vias A4, A28/IC1, A41 e N12 (Estrada da Circunvalação), de metro (Linha A, Estação “Câmara de Matosinhos”), ou de autocarro (STCP – linhas 205, 501, 506 e 507; “Maré” – linhas 106, 107, 111, 116, 121, 123 e 130, e, no período noturno, 107N).»

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter