“Dias na Diocese” trazem à Maia cerca de 1500 jovens peregrinos da JMJ a partir de hoje

Foto: A. Santos

De 26 a 30 de julho realizam-se um pouco por todo o país encontros “Dias na Diocese”, anteriormente designados de pré-jornadas Mundiais da Juventude. Neste âmbito, vão permanecer na Maia cerca de 1500 peregrinos de 14 nacionalidade, antes de se encaminharem para Lisboa a partir de segunda-feira dia 31 de julho para assistirem ao maior evento mundial de Juventude da Igreja Católica.

Cerca de 20 mil jovens católicos estrangeiros juntam-se a alguns portugueses da própria Diocese do Porto para estes “Dias na Diocese”, que contemplam um programa de convívio e oração, mas também de visitas turísticas dando a conhecer o território do Porto e da Maia durante este período.

De acordo com o pároco de Santa Maria e S. Pedro de Avioso e de Gemunde, concelho da Maia, Padre João Emanuel – que integra o Comité Organizador Diocesano da JMJ – existe um programa preparado para dar a conhecer o território onde ficam integrados.

Na Maia, acolhem-se no próximo fim de semana, de 26 a 30, cerca de 1500 peregrinos. Antes de se dirigirem a Lisboa, estes jovens católicos vão pernoitar na Maia.

Cerca de 520 peregrinos vão ficar albergados em casas de cerca de 250 família da Maia. Outros 500 peregrinos ficarão em duas escolas – EB 2,3 da Maia e a Escola Secundária Dr. José Vieira de Carvalho, em Moreira.

Além destes espaços, cerca de outros 500 jovens vão ser acolhidos em instalações do Ginásio Clube do Castelo da Maia (cerca de 100 jovens), do ISMAI Universidade da Maia (cerca de 80), ainda em centros pastorais e paroquiais da Vigararia da Maia e no Seminário dos Combonianos Maia.

De 26 a 28, há um programa definido de visitas, com saídas durante a manhã para conhecimento do território da Maia, como a Quinta do Corim e Quinta da Gruta, o Hipódromo, os circuitos pedonais do concelho da Maia, bem como os museus.

O Padre João Emanuel salienta que a Câmara da Maia e outras instituições deram um forte apoio à organização diocesana, quer no acolhimento nas escolas e serviço de refeições, quer no acesso aos museus e outros espaços municipais de Cultura.

O período da tarde desses dias será voltado para visitas ao Porto, aproveitando os jovens para conhecer o património da capital de distrito e também para assistir a alguns concertos.

Além disso, de salientar que o dia 28, sexta, à noite, terá um arraial intercultural, que se realizará no Pavilhão Municipal de Moreira da Maia.

O dia 29 será um Dia Diocesano com a presença da Diocese em pleno no Parque da Cidade do Porto, para a “missa de Envio”. Será um dia de festa.

O dia 30, será “um dia paroquial mais sereno, de despedida para que na segunda e terça-feira partamos todos para Lisboa, para três grandes encontros: Com Cristo, presente em cada peregrino, com o Sucessor de Pedro, o Papa, que garante a unidade da Fé e da Igreja, e com a Igreja Universal, representada em muitas nacionalidades ali presentes”, refere ainda o Padre João Emanuel.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter