Carro “americano” volta a desfilar na rua e será encenada viagem que ligava Porto a Matosinhos

Carro americano STCP

 

Um carro “americano”, totalmente restaurado, regressa à circulação no próximo domingo, dia 15 de maio, liderando o já tradicional desfile de Carros Elétricos Históricos.  O “americano” é uma viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris, sendo esta a característica que o tornou verdadeiramente revolucionário nos finais do séc. XIX.

No Desfile, além das 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Elétrico, que irão percorrer a marginal do rio Douro entre o Infante e o Passeio Alegre, será recriado o percurso inicial da viagem de inauguração oficial do carro “americano”, que aconteceu exatamente há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.

Com a recriação da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema “americano” instalada em Portugal, iniciam-se as celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa “Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos”, que mais tarde deu origem à STCP.

150 anos depois a viagem a realizar será mais curta (entre a Alfândega e o Museu do Carro Elétrico), mas promete ser igualmente emocionante.

Os elétricos históricos partem do Infante pelas 15h30, juntando-se na Alfândega, ao “americano” para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Elétrico às 16h00, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos no ano de 1872. A animação será da responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto que irá presentear os convivas com o Canto do Hino de D. Luís e com a Cantiga do americano, além de atores a representar personagens de época.

Pelas 16h30, o Desfile prossegue viagem até ao Passeio Alegre, seguindo o carro “americano” na frente do cortejo composto por 14 carros elétricos históricos.

O Desfile pode ser, novamente, apreciado na viagem de regresso do Passeio Alegre para o Infante, retomando de seguida os carros elétricos históricos o seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Elétrico.

Os bilhetes do Desfile têm o preço de €8,00 para adultos e de €5,00 para crianças entre os 5 e os 12 anos, podendo ser adquiridos no Museu do Carro Elétrico ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio.

Nesta tarde de festa será gratuita a visita ao Museu do Carro Elétrico.

História:

O Porto foi a primeira cidade portuguesa a usufruir dos benefícios dos “carros americanos”. Em 1858, Albino Francisco de Paiva Araújo pretendeu obter do governo uma “concessão para estabelecer um caminho-de-ferro, dos denominados Americanos”, entre a cidade do Porto e a povoação da Foz. Essa autorização, que Paiva Araújo não conseguiu, obteve-a o Barão da Trovisqueira doze anos depois.

Em agosto de 1870 foram fixadas cláusulas e condições mediante as quais foi dada ao mencionado barão, autorização para o estabelecimento à sua custa, de um caminho-de-ferro para transporte de passageiros e mercadorias, servido por cavalos (rail road), na estrada pública entre a cidade do Porto e a povoação da Foz, podendo prolongar-se até Matosinhos.

(…)

A iniciativa privada esteve, então, na origem do estabelecimento da primeira linha na Marginal, inaugurada a 15 de maio de 1872. (in https://www.stcp.pt/pt/institucional/stcp/historia-dos-transportes/)

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter