Câmara de Matosinhos e CEiiA vão implementar solução de jovens para a mobilidade sustentável

Foto de Arquivo: CEiiA

A Câmara Municipal de Matosinhos e o CEiiA vão implementar a solução vencedora da terceira edição da Eurekathon – uma ideia que otimiza soluções de micromobilidade e pretende tornar Matosinhos mais sustentável.

A Eurekathon consiste numa competição de ‘data science’ promovida pela LTPlabs, Porto Business School e NOS. Este ano, a iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA que, enquanto parceiros sociais, vão implementar a solução vencedora de forma a otimizar as soluções de micromobilidade da cidade, com o objetivo de tornarem o município mais sustentável.

Partindo do desafio ‘Como promover a transição de Matosinhos para a micromobilidade, rumo à descarbonização?’, a solução apresentada pela equipa vencedora permitirá que a Câmara de Matosinhos possa sustentar todas as suas decisões em dois modelos preditivos. E com eles poderá prever os fluxos de circulação ideais, por zona, para assim recomendar, considerando todos os critérios avaliados, as transições de transporte mais prováveis, integrando não apenas as soluções de micromobilidade existentes, assim como todas as soluções de mobilidade.

A solução segue uma estratégia assente em três vertentes: experiência do utilizador, definição efetiva das zonas e otimização da frota.

Durante a apresentação final do projeto, os ‘Blind Data’ revelaram que preveem taxa de penetração máxima de cerca de 5% para esta solução, o que possibilitará uma redução de 199 kg por dia de CO2, significando uma poupança de cerca de 73 toneladas de CO2, por ano, no município de Matosinhos.

Teresa Bianchi de Aguiar, Senior Manager da LTPlabs, descreveu a “Eurekathon como um pilar muito importante na nossa estratégia de sustentabilidade, na medida em que conseguimos contribuir a nível social através daquilo que de melhor sabemos fazer: utilizar o analytics”.

Recordou ainda, que as entidades organizadoras da competição se mantiveram “sempre fiéis aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter