Aluna de Matosinhos vence concurso de programação com videojogo “Aventura no Labirinto”

Water Game

Matilde de Sá Fernandes, aluna da Escola Básica de Perafita (Matosinhos), foi uma das vencedoras do “Water Game”. Lançado pela INDAQUA, o concurso foi o culminar de workshops de programação que decorreram em parceria com as escolas de seis concelhos e que contaram com cerca de 100 crianças.

Na plataforma do concurso “Water Game” há 21 videojogos e todos têm algo em comum: o tema da sustentabilidade e da água. Para além disso, foram criados por alunos que participaram nos workshops de programação promovidos pela INDAQUA junto das escolas, entre outubro e novembro. Desvendado o mundo da criação de videojogos, os alunos puderam submeter a concurso os jogos que criaram.

Entre os três premiados pelo “Water Game”, está uma aluna de Matosinhos. Matilde de Sá Fernandes frequenta o 5.º ano na Escola Básica de Perafita e criou o jogo “Aventura no Labirinto”, onde o jogador vai percorrendo um labirinto e eliminando garrafas de água de plástico, enquanto cruza alguns obstáculos até chegar à meta. Técnica, jogabilidade, originalidade e adequação ao tema foram alguns dos critérios avaliados pelo júri do concurso.

Os outros dois alunos vencedores do “Water Game” pertencem a escolas de Santa Maria da Feira e Santo Tirso. Como prémio e incentivo à aprendizagem contínua, vão agora ter a oportunidade de fazer um curso de programação completo, que vai permitir aprofundar conhecimentos nesta área.

“A iniciativa “Water Game” permitiu aos alunos explorar o mundo da programação – uma área de futuro, que deve ser cada vez mais abordada junto das crianças, já que as leva a desenvolver competências como o raciocínio lógico ou a criatividade. Através destes jogos, conseguimos ainda recordar aos participantes dos workshops a importância dos comportamentos sustentáveis que todos devemos adotar”, explica Eduardo Barbot, Administrador da INDAQUA Matosinhos.

Todos os videojogos submetidos a concurso estão disponíveis online.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter