Bombeiros angariam 270 mil euros ao recolherem resíduos elétricos

Foto Arquivo (© A. Santos)

As associações de bombeiros angariaram um recorde de 270 mil euros através da recolha de 2.300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos, anunciou a associação Electrão.

Na 8.ª edição da iniciativa “Quartel Electrão”, realizada pela Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 201 associações de bombeiros de todo o país, refere a associação em comunicado.

Por cada tonelada recolhida, as associações de bombeiros recebem uma compensação financeira de 75 euros, bem como um incentivo financeiro extra caso recolham mais de 30, 45, e 60 toneladas.

Segundo a Electrão, as associações de bombeiros têm como missão recolher estes resíduos, sensibilizando e mobilizando a população e as empresas para a importância de separar e encaminhá-los corretamente para a reciclagem.

A Electrão dá conta que os resultados desta iniciativa contribuíram de forma positiva para o resultado da rede, que “em 2023 ultrapassou as 20 mil toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos para reciclagem”.

A 9.ª edição da iniciativa arrancou em janeiro deste ano e termina a 30 de novembro, com a participação de associações de bombeiros de todo o país, que têm “a oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente”, adianta o comunicado.

A Electrão é uma associação de gestão de resíduos responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados, com uma rede de recolha com mais de 11 mil pontos em todo o país.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter