Arrancou com igreja da Maia lotada o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra

Foto: CM Maia/Mário Santos

O concerto inaugural na Maia, que o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS), integra na sua programação, decorreu na noite de sexta-feira, dia 27, com o templo de Nossa Senhora da Maia lotado.

A Orquestra Clássica da Maia e o organista da Sé Catedral do Porto, Tiago Ferreira, sob a direção artística do Maestro Pedro Sousa, estrearam uma obra para órgão e orquestra sinfónica, do compositor maiato Victor Sampaio Dias.

Interpretou obras de Johann Sebastian Bach e de Josef Gabriel Rheinberger, num concerto marcado pela densidade sinfónica das obras que tiveram o órgão de tubos como instrumento solista.

Filipe Veríssimo, Mestre Capela da Igreja da Lapa e diretor artístico do FIOMS, deu nota máxima à Orquestra Clássica da Maia, afirmando “não é muito comum ver uma orquestra alcançar um nível profissional em tão curto espaço de tempo”.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, afirmou que este concerto só se tornou possível “porque houve um homem que sonhou e concretizou o desejo de dotar esta Igreja com este extraordinário órgão de tubos que eleva este templo à dimensão de Catedral. É graças a esse homem, Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido, que partiu recentemente, que a comunidade pode, hoje, desfrutar desta magnífica música”.

O edil, deixou palavras de estímulo à Orquestra Clássica da Maia, endereçando uma mensagem aos jovens e sublinhando a excelência do seu desempenho.

O autarca dirigiu-se à presidente do Conselho, Emília Santos, agradecendo o apoio pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Fundação Conservatório de Música da Maia, felicitando o organista Tiago Ferreira, todos os músicos participantes no concerto e destacando a liderança artística do Maestro Pedro Sousa.

O próximo concerto em agenda é já amanhã, dia 31, no Mosteiro de Águas Santas, um Concerto de Música Antiga.

Programa dos concertos na Maia pode ser consultado aqui.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter