World Press Photo pode ser visitada no Fórum da Maia até ao próximo dia 19

Foto CM Maia

Foi inaugurada mais uma edição da exposição World Press Photo, no Fórum da Maia, que fica patente até 19 de novembro.

A principal competição mundial de fotografia jornalística e documental regressou à Maia para contar as histórias do ano, com destaque para os impactos da guerra na população civil, a emergência climática e o papel global do fotojornalismo.

A sessão de abertura contou com o discurso do presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago e, logo de seguida, a comissária da Fundação World Press Photo, Mariana Rettore Baptista, proporcionou uma visita guiada aos presentes.

A Fotografia do Ano, de Evgeniy Maloletka, é uma imagem forte da guerra na Ucrânia, aquando do cerco a Mariupol, que capta o transporte de uma grávida ferida nos bombardeamentos.

A História do Ano reúne nove fotografias de Mads Nissen para confrontar cada um com a vida do povo afegão sob o regime talibã.

O Prémio de Projeto de Longo Prazo celebra o trabalho de Anush Babajanyan e a crise da água e resiliência do ser humano na Ásia Central.

O Prémio de Formato Aberto atribuído a Mohamed Mahdy pelo projeto colaborativo com os moradores do bairro de Al Max, Alexandria, Egito, preserva a memória de uma vila de pescadores em rápido desaparecimento e conecta-a ao mundo através de um site interativo.

A exposição, que passa pela Maia há 24 anos, tem entrada livre e pode ser visitada no Fórum da Maia, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00.

Inclui também a possibilidade de visitas de estudo para escolas, que podem ser agendadas através do endereço: infocultura@cm-maia.pt.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter