Câmara da Maia empenha-se em explicar o 25 de Abril às novas gerações e apresenta programa comemorativo

Foto de Arquivo

A Câmara Municipal da Maia celebra os 50 Anos do 25 de Abril com um programa cultural colocando a comunidade educativa em destaque. Na próxima sexta-feira, dia 3, o presidente da autarquia fará a abertura oficial do programa comemorativo, numa cerimónia que terá lugar nos Paços do Concelho, às 15h00.

Este programa, que será apresentado ao pormenor, procura colocar a comunidade educativa maiata no centro das celebrações, com o “objetivo de reforçar a compreensão e importância histórica do 25 de Abril, do ponto de vista político, social e económico”, de acordo com a nota informativa da Câmara Municipal da Maia.

Entretanto, a Câmara adianta desde já a realização de três exposições, duas patentes no Fórum e na Biblioteca Municipal e uma outra que começa na Câmara e com itinerância.

Exposições:

3 de novembro a 3 de dezembro de 2023 – Praça do Fórum da Maia

“50 anos do 25 de Abril: os primeiros cartazes”

«Sensibilizados por este tempo determinante para o nosso presente, com o intuito de sacudir a memória maiata, mergulhamos nos cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra. Esta exposição tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente.»

3 a 26 de novembro de 2023 – Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

“O 25 de abril e a imprensa”

«O 25 de Abril representou para os meios de informação um conjunto de transformações de vária ordem que levaram a mudanças drásticas. Genericamente, todos os meios de comunicação foram afetados pelos acontecimentos políticos. O derrube da ditadura provocou a abolição do exame prévio e terminava assim a utilização do lápis azul por parte da censura.»

3 de novembro de 2023 – abril de 2024 – Município da Maia (Itinerante)

“Meio século de Abril”

«A Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.»

Disponível para circulação de acordo com o seu plano de itinerância. Marcações e informações disponíveis através de infocultura@cm-maia.pt.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter