FIOMS começa os concertos na Maia esta sexta-feira com homenagem a Monsenhor Domingos do Aido

FIOMS Maia2023

A 3ª edição do FIOMS, o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto, decorre desde o dia 19 de outubro e até 19 de novembro.

Na Maia, realizam-se sete concertos a partir desta sexta-feira.

Entre 19 de outubro a 19 de novembro serão realizados mais de quarenta concertos em algumas das mais emblemáticas igrejas do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, Arouca, Vila do Conde, Felgueiras e Amarante, envolvendo mais de duas centenas de artistas nacionais e estrangeiros, duas orquestras sinfónicas, dois coros, diversas formações instrumentais, um ensemble de música antiga e largas dezenas de cantores e instrumentistas solistas.

Entre 27 de outubro e 5 de novembro o município da Maia acolherá sete concertos nas igrejas de Nossa Senhora da Maia, nas duas igrejas de Gueifães (S. Faustino e Paroquial), S. Tiago de Milheirós, S. Pedro de Avioso e nos Mosteiros do Divino Salvador de Moreira e de Águas Santas.

Para celebrar o Órgão de Tubos e a Música Sacra contamos com a participação da jovem Orquestra Clássica da Maia, que se apresentará com os seus ensembles – quarteto de cordas, quarteto de madeiras e quinteto de metais, em seis concertos de música da câmara e no grande concerto de estreia do FIOMS, com interpretações de obras para Grande Órgão de Tubos e Orquestra.

“A Maia possui sete órgãos de tubos, encontrando-se quatro eles em excelente estado de conservação: o belíssimo órgão Schmid da igreja de Nossa Senhora da Maia, de construção recente (2019) possui três teclados e pedaleira e nele é possível a interpretação do grande repertório de música para órgão desde Bach até à música dos nossos dias; o órgão do Mosteiro de Moreira construído em 1701 por Arp Schnitger (o maior e mais influente construtor de órgãos alemão do período barroco), com dois teclados de oitava curta e sonoridades verdadeiramente singulares, é um dos instrumentos Schnitger no mundo que se conserva no seu estado mais original; por fim, os dois órgãos históricos, datados do início do século XIX, de construção tipicamente portuguesa (Manuel Sá Couto) das igrejas de Milheirós e S. Faustino de Gueifães. A necessitar de restauro existem ainda os órgãos da igreja de Silva Escura, da igreja de Nossa Senhora da Guadalupe e do Mosteiro de Águas Santas”, explicou Filipe Veríssimo, diretor artístico do certame.

O concerto desta sexta-feira e que abre o conjunto de sete que se realizam na Maia, será dedicado a um grande impulsionador deste festival, o Monsenhor Domingos.

“Pretendemos dedicar esta 3ª edição do FIOMS ao saudoso Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido (1944-2023), principal impulsionador da construção e instalação do Grande Órgão de Tubos da igreja de Nossa Senhora da Maia e amigo da boa Música Sacra. Assim, o concerto de abertura do Festival no município da Maia será em sua homenagem. Era o mínimo que podíamos fazer”, afirmou Filipe Veríssimo.

O diretor do festival aproveitou para sublinhar que “toda a qualidade e quantidade que esta programação revela só é possível devido ao apoio do município da Maia ao FIOMS, o qual agradeço profundamente nas pessoas do seu presidente, o Eng.º Silva Tiago; da presidente da Fundação do Conservatório de Música da Maia, Emília Santos; e do fundador, Maestro e diretor artístico do Coro Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Mais, o meu querido amigo Victor Dias”, remata Filipe Veríssimo.

Programa do FIOMS na Maia:

1. Sexta-feira, dia 27 de outubro às 21:30 na Igreja de Nossa Senhora da Maia

Concerto de abertura do FIOMS no Município da Maia. Concerto de homenagem ao Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido. Concerto para órgão e orquestra por Tiago Ferreira & Orquestra Clássica da Maia sob a direção de Pedro Sousa;

 

2. Sábado, dia 28 de outubro às 21:30 no Mosteiro de Moreira
Concerto de órgão e quinteto de metais por Daniel Ribeiro & Orquestra Clássica da Maia;

3. Domingo, dia 29 de outubro às 16:00 na Igreja Antiga de Gueifães:                                                                                                                                                                                    Concerto de órgão e coro por Paulo Bernardino & Ensemble Vocal “Notas Soltas” sob a direção de Pedro Sousa;

4. Terça-feira, dia 31 de outubro às 21:30 no Mosteiro de Águas Santas:
Concerto de música antiga pelo Ludovice Ensemble;

5. Sexta-feira, dia 3 de novembro às 21:30 na Igreja de Santa Maria de Avioso:                                                                                                                                                                   Concerto para órgão, quarteto de cordas e soprano por Gregório Gomes, Orquestra Clássica da Maia & Regina Freire;

6. Sábado, dia 4 de novembro às 21:30 na Igreja de Milheirós:                                                                                                                                                                                                  Concerto de órgão e quarteto de madeiras por Samuel Pinto & Orquestra Clássica da Maia;

 

7. Domingo, dia 5 de novembro às 16:00 na Igreja Nova de Gueifães
Concerto de encerramento. Missa e Ré Maior de Antonin Dvorák para coro,solistas e orquestra pelo Coro Polifónico da Lapa, Ensemble Vocal Notas Soltas & Orquestra Clássica da Maia sob a direção de Pedro Sousa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter