A LIPOR comemora o mês da Biodiversidade

Há uma exposição de fotografia em Vila do Conde a pensar nos daltónicos
Foto de Arquivo

Durante o mês de maio, são muitos os dias comemorativos relacionados com a Biodiversidade, nomeadamente, o Dia Mundial da Abelha e o Dia Internacional da Biodiversidade.

A LIPOR, associa-se a esta temática projetando no mês de maio a dinamização de um conjunto de iniciativas, internas e externas, contribuindo assim ativamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 15 – Proteger a vida terrestre.

Programa:

• Dia 4 de maio: Formação Guardiões do Futuro – Biodiversidade lá em casa. Em parceria com a BIOPOLIS, a Academia LIPOR mostra como pode ser um colaborador ativo da natureza, através de uma formação sobre como potenciar a Biodiversidade em ações diárias.

• De 2 a 8 de maio: BioBlitz de Serralves. A Fundação de Serralves, a LIPOR e os seus Municípios Associados promovem a 8.ª edição do BioBlitz, um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade dirigido à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias.

• Dia 14 de maio: BioBlitz da LIPOR. A população é convidada a descobrir a biodiversidade do Parque Aventura e Trilho Aventura da LIPOR através da participação em numerosas atividades de observação e identificação da fauna e flora, em parceria com o CIIMAR.

• Dia 17 de maio: Webinar “40 anos, 40 Espécies” e Lançamento do Guia das Espécies. Realiza-se o Webinar da Biodiversidade para conhecer não só a Estratégia de Biodiversidade da LIPOR como Projetos de Biodiversidade desenvolvidos a nível nacional.

• Dia 21 de maio: Temos de Falar sobre Biodiversidade. Em parceria com a FNAC, poderá assistir a uma conversa onde a diversidade biológica será o ponto de partida para uma conversa entre Tânia Pinto, da LIPOR, e Sónia Ferreira, doutorada em Biodiversidade, Genética e Evolução e investigadora no CIBIO-InBIO. Conversa disponível no canal Youtube da FNAC e redes socias LIPOR.

• De 23 a 27 de maio: Programa de Formação “Vigilantes dos Rios – Novos Guarda Rios”. A Academia LIPOR apresenta um curso presencial teórico-prático, que conta com o apoio cientifico-pedagógico da Engenho e Rio (E.Rio), onde poderá aprender as funções destes profissionais e adquirir conhecimento diferenciado, como, por exemplo, efetuar a limpeza das linhas de água ou formar corredores ecológicos.

Para a LIPOR e os seus Municípios Associados é fundamental “mudar o paradigma e criar tendências de gestão. Trabalhamos para que essas tendências se suportem numa cultura sinérgica, face à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas por ela prestados.  Neste contexto, entendemos que devemos integrar as questões de preservação, promoção e restauro da biodiversidade na nossa estratégia de negócio, desenvolvendo uma Estratégia de Biodiversidade LIPOR, materializada em projetos e iniciativas”, referem responsáveis da LIPOR em nota de imprensa.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter