Maia apresentou Plano Estratégico de Turismo com muitas e variadas “ofertas”

Foto CMM

A Câmara Municipal da Maia apresentou, no sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (PEDT), que pretende colocar “a Maia como a porta de entrada do Porto e Norte”.

A cerimónia contou com a presença do Vereador do Desenvolvimento Económico, Relações Internacionais e Turismo, Paulo Ramalho, do Vereador da Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro e do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
Com a sua concretização, a Câmara Municipal da Maia pretende dar cumprimento ao objetivo de construir uma estratégia sustentável e competitiva para o Turismo na Maia e poder alcançar uma posição de referência como destino turístico.

Na construção da estratégia está bem vincada a presença do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no seu território, permitindo, ao destino turístico Maia, encontrar o seu posicionamento competitivo: “a Maia como a porta de entrada do Porto e Norte”.
Com uma matriz estratégica muito ancorada na sua identidade e na sua autenticidade, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo tira partido do ativo existente no território da Maia, a sua ruralidade à porta da cidade.

O turismo de negócios e o turismo industrial identificam-se como uma realidade muito presente no território. Os Caminhos de Santiago são reconhecidos como um produto turístico âncora da Maia. Os eventos com reconhecimento nacional e internacional proporcionam uma forte visibilidade e atratividade ao destino.

A gastronomia, com o projeto Saberes e Sabores da Maia, inicia a estruturação do referencial gastronómico da Maia e a montra da oferta de qualidade da gastronomia maiata. Os percursos pedestres na Maia integram as distintas propostas de experiências de natureza.
Estas propostas e outras apostas, ancoradas nas dez Freguesias, consolidam a oferta turística do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo da Maia. Todas estas “ofertas” constituem a gama de propostas que o PEDT pretende, também, promover junto dos próprios maiatos.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo da Maia foi resultado de um processo muito participado pelos atores locais do território, com os contributos muito orientados para acrescentar valor ao território, e em particular à economia local.
De acordo com Paulo Ramalho, a estratégia para o turismo na Maia assume a sua integração na política pública de turismo nacional e regional e aproveita o potencial de oportunidades resultantes da sua proximidade à Galiza.

“Não pretendemos com este Plano Estratégico fazer um caminho solitário, desligado da estratégia maior da região de que somos parte integrante. Simplesmente não prescindimos da ambição de ter um papel mais ativo nessa estratégia regional, de procurar promover ofertas complementares e de afirmar o potencial dos nossos produtos endógenos e da nossa autenticidade”, afirmou.

E esta clareza relativamente aos mercados, para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, é sinónimo de um trabalho realizado “ao pormenor, feito com muita clareza”. A título de exemplo, Luís Pedro Martins apontou dois produtos fortes do Município que já estavam “fortemente implementados” – a indústria e o desporto, mas quando começaram a pesquisar chegaram à conclusão de que “ainda havia muito potencial por descobrir”.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo contempla, ainda, um Plano de Ação para o Turismo que irá permitir operacionalizar a estratégia do turismo na Maia. “Estamos certos de que também no Turismo a Maia vai surpreender. Temos mesmo a convicção de que podemos ser um destino capaz de oferecer experiências com elevado grau de autenticidade, inclusão, segurança e sustentabilidade, atributos cada vez mais valorizados pelo visitante”, referiu Paulo Ramalho.

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