Quinta de São Gens abre ao público com visitas guiadas a 18, 19 e 20 de abril

imagem CM Matosinhos

Pela primeira vez, a Quinta de São Gens vai abrir as suas portas ao público, numa iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR- Norte) e da Câmara Municipal de Matosinhos.

É uma das quintas cujo arranjo e embelezamento são atribuídos a Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano responsável por obras do século XVIII em Matosinhos, como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.

Haverá, nos dias 18, 19 e 20 de abril, um conjunto de atividades, onde se incluem visitas temáticas conduzidas por Joel Cleto, Elvira Rebelo e Ivo Gomes, uma visita com escolas, a arte do desenho com o Porto Urban Sketchers e o espetáculo “Nos 50 anos de abril… cantar a liberdade” pelo Coral de Letras da Universidade do Porto.

A entrada é livre, mas de inscrição obrigatória, através do link https://www.ccdr-n.pt/…/ccdr-norte-abre-portas-da…

A abertura ao público da Quinta de São Gens será progressiva e pretende afirmar o espaço como “pulmão cultural (e verde) do Grande Porto”, de acordo com uma nota publicada pela autarquia de Matosinhos.

A casa senhorial da Quinta de São Gens data da primeira metade do século XVIII. No início do século XX, um incêndio esteve na origem de uma remodelação e ampliação do espaço, incluindo os jardins e pátio, preservando-se as esculturas de granito, o tanque-lago e os bancos de pedra atribuídos a Nasoni. É propriedade do Estado português desde 1928.

Ao longo dos anos, a Quinta de São Gens foi alvo de várias intervenções e, pela primeira vez, abrirá as suas portas ao público, no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter