Distrital do PSD tranquila sobre extensão do quebra-mar de Leixões após reunião com APDL

Sérgio Humberto

O PSD manifestou-se hoje mais tranquilo relativamente à obra no quebra-mar de Leixões, após a reunião mantida com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), afirma o presidente da distrital do Porto, Sérgio Humberto.

“Os indicadores que nós temos são que está a ser feita uma monitorização – e obviamente vamos acompanhar – e, neste momento, as referências que temos por parte da administração é que não existe problema, portanto de não alarmar a população”, declarou Sérgio Humberto após a reunião com a administração da APDL, liderada por João Neves.

O dirigente do PSD mostrou-se esclarecido quanto aos resíduos que chegaram a aparecer perto da costa relacionados com a obra de extensão do quebra-mar, bem como a tonalidade de água mais escura, mas assegura que “não colocam em risco a saúde da população”.

“Isto é bom para tranquilizar, porque verdadeiramente havia essa dúvida”, afirmou Sérgio Humberto, acrescentando que a informação vinda da APDL vai no sentido das obras não criarem “alarme social”.

Em causa está a extensão do quebra-mar do Porto de Leixões, que já vai próximo de um terço da execução e que no início do mês o PSD/Matosinhos sugeriu parar, alegando que já eram “visíveis os primeiros sinais negativos” da infraestrutura.

Hoje, Sérgio Humberto disse ainda ter questionado a APDL sobre a sustentabilidade financeira da empresa na sequência da realização da obra, que custa cerca de 200 milhões de euros e tem comparticipação de 30 milhões por parte do Banco Europeu de Investimentos (BEI).

“Aquilo que nos transmitiram é que não iria hipotecar investimentos futuros”, apesar de uma “quebra de 15% no volume de faturação” devido ao fecho da refinaria de Matosinhos, disse Sérgio Humberto, acrescentando que a APDL garantiu que a “saúde financeira está assegurada”.

Quanto à futura expansão do terminal de contentores, Sérgio Humberto defendeu que “é verdadeiramente necessário aumentar” o espaço para contentores.

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