40 jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal candidatos ao Prémio Literário Nortear

Alunos do 1.º ciclo não vão ter que devolver manuais escolares

 

Um total de 40 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal apresentaram as suas obras à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (GNP – AECT), a Consellería de Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidade da Xunta de Galicia e a Direção Regional de Cultura do Norte.

Finalizado o prazo de apresentação dos originais na Plataforma Nortear, o júri, constituído por cinco jurados selecionados entre representantes das entidades promotoras e personalidades do mundo literário português e galego, avaliará as 40 obras candidatas.

O nome do vencedor será conhecido no início do mês de setembro e o prémio será entregue na próxima edição da feira de indústrias culturais da Galiza, Culturgal, a realizar em Pontevedra no final do ano.

O Prémio Literário Nortear tem uma dotação financeira de 3.000€, valor ao qual acresce a publicação da obra vencedora em galego e em português, e distingue anualmente obras literárias originais. O objetivo da iniciativa passa por estimular o lançamento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens da Eurorregião e promover a distribuição de obras literárias entre as fronteiras.

O projeto Nortear é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça. É cofinanciado pelo Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP).

O AECT – GNP é uma estrutura de cooperação transfronteiriça da CCDR-NORTE e Xunta de Galicia.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter