Já estão instaladas em Matosinhos as primeiras famílias da Ucrânia

Foto: Francisco Teixeira/CMM

 

 

A Autarquia disponibiliza aos refugiados da Ucrânia o Centro de Apoio à Comunidade e procura novas respostas de acolhimento e alojamento com o apoio da sociedade civil.

Chegaram ontem a Matosinhos as primeiras famílias ucranianas deslocadas em virtude do conflito na Ucrânia.

A Câmara Municipal disponibilizou as instalações do Centro de Apoio à Comunidade, em Leça da Palmeira, que tem capacidade para acolher até 24 pessoas.

As famílias ucranianas tinham à sua espera uma cozinha para uso comum, instalações sanitárias, quartos com sala de estar, para cada família ter a sua privacidade, sala de jantar, brinquedos e bens alimentares.

Para responder à necessidade urgente de alojamento, a autarquia está já a trabalhar para encontrar mais respostas de acolhimento e alojamento no concelho e na região.

As pessoas interessadas em acolher pessoas vindas da Ucrânia, em imóveis com condições de alojamento, devem preencher o formulário online: https://somostodosucrania.pt/?page_id=353

Este projeto, recorde-se, reúne esforços dos municípios da Frente Atlântica do Porto – Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, para apoiar os deslocados da Ucrânia na sequência da invasão daquele território pela Rússia.

A iniciativa “Somos Todos Ucrânia” está alicerçada em quatro níveis de atuação: a recolha de alimentos, que foram pedidos pelo Consulado da Ucrânia no Porto e que serão entregues na fronteira com a Polónia; a agregação de ofertas de alojamento e disponibilidade para acolhimento; a criação de uma bolsa de empregos; e a disponibilização de uma bolsa de serviços nas várias áreas para a ajudar à integração em Portugal.

Foi ainda criado o portal www.somostodosucrania.pt e uma linha de apoio 222 090 420.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter