Vários sismos sentidos ontem entre Arouca e Olhão

Um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi registado pelas 19h21 desta terça-feira na zona de Arouca, distrito de Aveiro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto referiu, num primeiro momento, que o sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente sem informação de que tinha sido sentido.

Mais tarde, detalhou que o sismo teve epicentro a cerca de oito quilómetros a este de Arouca e que “foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Daire e São Pedro do Sul (Viseu)”.

Durante a madrugada, pela 01h49, ocorreu um sismo, com magnitude 3,9 na escala de Richter e epicentro localizado a 98 quilómetros a sul-sudoeste de Faro.

De acordo com o instituto, este abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Albufeira”.

Um outro sismo com magnitude 3,7 na escala de Richter foi registado esta terça-feira de manhã no Algarve, às 11h17, que teve o seu epicentro a cerca de 50 quilómetros a sul de Olhão, no distrito de Faro, tinha adiantado o IPMA.

Pelas 15h47 desta terça-feira foi registado um sismo com magnitude 2,6 na escala de Richter a cerca de oito quilómetros a oeste de Évora, informou o IPMA.


Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter