Vão para a cadeia antigos dirigentes do Lar do Comércio por maus-tratos a idosos

Homem condenado a 21 anos de prisão por violar e raptar alunos em Vila do Conde e Póvoa
Tribunal Matosinhos_Arquivo (Foto: A. Santos)

O Tribunal de Matosinhos condenou esta terça-feira um ex-presidente e uma antiga diretora de serviços do Lar do Comércio a um pena efetiva de seis anos e seis meses de prisão por um total de 18 crimes de maus-tratos a idosos.

A instituição, que também estava acusada no processo, foi condenada a pagar uma multa de 510 mil euros.

O Ministério Público tinha pedido, em janeiro, durante as alegações finais, uma pena de “prisão exemplar e efetiva” para os responsáveis pela instituição particular de solidariedade social, com sede em Matosinhos, o que o coletivo de juízes veio agora confirmar.

Para os juízes, ficou provado que houve “uma grave desconsideração pelas necessidades essenciais das vítimas”, vetadas a um grande “desrespeito, humilhação e sofrimento, considerando o estado emagrecido, a evidenciada falta de higiene, as infeções/condição de doença e sintomas que apresentavam ou as feridas/úlceras que evidenciavam”, conforme noticia o JN.

Os arguidos de 81 e 50 anos encontravam-se já afastados do Lar do Comércio e não exerciam funções semelhantes noutra instituição. Além da pena de prisão de seis anos e seis meses de prisão também vão ter de pagar 18 mil euros a título de indemnização pelos danos não patrimoniais a uma das idosas.

A defesa já adiantou que vai recorrer.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter