“Vá passear o cão” em Matosinhos com a participação de mais de mil pessoas no ano passado

Foto: CMM

 

No ano de 2022, 1103 pessoas participaram neste programa do Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos que promove o bem-estar animal e permite contacto com os animais disponíveis para adoção.

No ano passado, foram recolhidos 766 animais abandonados. A Câmara de Matosinhos tem vindo a apostar em campanhas, quer de sensibilização contra o abandono quer de promoção de uma adoção responsável. Em 2022, foram adotados 235 animais (142 cães e 93 gatos) no CROAM (Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos).

Se ainda não tem condições para avançar com a adoção de um animal, poderá participar no programa “Vá passear o cão”. Este programa de voluntariado e cidadania ativa permite que passeie ao ar livre, durante uma manhã ou uma tarde, um dos animais que aguardam no CROAM por uma família que os adote.

As candidaturas aos passeios podem ser feitas no site da Câmara Municipal, em https://www.cm-matosinhos.pt/…/termo-responsabilidade….

O passeio tem a duração máxima de 2 horas e realiza-se desde o CROAM, passando pelo Parque da Ciência, até ao Parque Ecológico Monte de São Brás.

No ano passado, participaram neste programa 1103 pessoas.

Outro dos apoios que a autarquia tem vindo a implementar é o programa “Cheque veterinário”. Trata-se de um incentivo à promoção do controlo de reprodução de animais de companhia através do apoio à esterilização cirúrgica dos cães e gatos, com mais de 6 meses de idade, dos munícipes de Matosinhos.

No ano passado, 52 famílias beneficiaram deste apoio.

Uma das principais vantagens da esterilização dos animais é o controlo da população e a consequente redução de animais errantes no município. Foram realizadas, em 2022, 1200 esterilizações de animais (1013 em gatos, 187 em cães).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter