A ULS de Matosinhos lidera o ranking nacional no conjunto das Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, desde janeiro.
De acordo com os dados revelados recentemente, a ULS Matosinhos ocupa, desde janeiro até agosto, o primeiro lugar no que se refere ao valor do Índice de Desempenho Global (IDG), um indicador de qualidade que avalia o desempenho das unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP).
O IDG nos CSP refere-se ao Índice de Desempenho Global dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, usado para avaliar e quantificar, anualmente, a qualidade das Unidades Funcionais. Este indicador abrange diversos parâmetros, como o acesso, a gestão da doença, a gestão da saúde, a qualificação da prescrição, entre outros, com o objetivo de avaliar a atividade no âmbito das unidades de CSP.
Nesse sentido, este índice permite a comparação entre unidades e o seu enquadramento na realidade nacional, sendo calculado mensalmente, ao longo de todo ano. No caso dos CSP da ULS de Matosinhos, esse valor é de 90,50, o que justifica o primeiro lugar no ranking.
