ULS Matosinhos integra projeto de formação de profissionais de Angola, Cabo Verde e Moçambique

Hospital Pedro Hispano_imagem de arquivo (©SNS)

De hoje até outubro de 2026 há 90 profissionais de saúde de Angola, Cabo Verde e Moçambique a realizarem formação especializada em Portugal, no âmbito do projeto PALOP EXPERTSAÚDE, no qual participa a ULS Matosinhos.

O PALOP EXPERTSAÚDE é um projeto da Associação Ensinar Norte em cooperação com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

No total, 40 médicos, 40 enfermeiros e 10 técnicos de diagnóstico e terapêutica, de distintas unidades de saúde de Angola, Cabo Verde e Moçambique, estarão em Portugal a receber formação e a partilhar experiências.

Os hospitais beneficiários desta iniciativa, cuja candidatura se inseriu no programa PARES – Programa de Apoio à Resposta de Saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), são o Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes e o Complexo hospitalar de Doenças CardioPulmonares Dom Alexandre do Nascimento, ambos em Angola, o Hospital Baptista de Sousa, em Cabo Verde, e o Hospital Central de Maputo, em Moçambique.

Do lado português, o programa de formação hospitalar especializada conta com o grupo Trofa Saúde e CESPU, instituições privadas, e da parceria com quatro hospitais públicos: ULS Braga, ULS Tâmega e Sousa, ULS Matosinhos e ULSAAve.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter