Ucranianos já celebraram 359 contratos de trabalho em Portugal

Nos primeiros dias de guerra, o Governo abriu uma plataforma para que as empresas portuguesas pudessem disponibilizar ofertas de emprego a cidadãos ucranianos que estão a chegar a Portugal por causa da guerra.

 

Em Matosinhos, Porto, Maia, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde ou Póvoa de Varzim, entre outros concelhos ainda existem vagas de emprego abertas. Pode consultar as vagas no portal Portugal for Ukraine – IEFP, I.P.

Até esta quarta-feira, dia 6, segundo apurou o ECO junto de uma fonte da Segurança Social, já tinham sido celebrados 359 contratos de trabalho, um número que vai continuar a crescer já que são mais de 28 mil os ucranianos que chegaram a Portugal e fizeram um pedido de proteção temporária ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

As empresas, por solidariedade e por falta de mão-de-obra, também estão a responder e já disponibilizaram na plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) mais de 20 mil ofertas de empregos, nas mais variadas aéreas.

Além de agregar as ofertas, o IEFP diz que também fará “o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar os candidatos, caso exista ajustamento ao perfil pretendido” pelas empresas.

Como escrevia ontem o jornal Público, o salário médio oferecido a estes trabalhadores ronda os 884 euros.

O valor mais baixo pago é de 310,19 euros, por trabalhos de limpeza em part-time em Lisboa e em Loulé. No lado oposto da tabela há três ofertas de emprego, em Lisboa e em Matosinhos, para as áreas de informática, publicidade e marketing que pagam quatro mil euros.

Além de poderem concorrer a esta ofertas de emprego, os refugiados, nomeadamente os ucranianos, que se inscrevam IEFP como desempregados também podem beneficiar do contrato emprego-inserção. Este contrato permite que desempregados façam trabalho socialmente necessário, recebendo mais dinheiro além do subsídio de desemprego, enquanto procuram por um contrato de trabalho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter