Turismo do Porto e Norte congratula-se pela certificação do Caminho de Santiago

Foto de Arquivo: DR

A Turismo do Porto e Norte de Portugal congratulou-se pela certificação do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela em Ano de Jacobeu, considerando que ajudará na “valorização de um ativo turístico, cultural e patrimonial” da região.

“Está certificado o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que une Porto a Valença (Espanha), o que significa um passo decisivo para a valorização de um ativo turístico, cultural e patrimonial do destino” (…), estimando-se “que será possível um crescimento exponencial de peregrinos e turistas no território”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira pela Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

O Caminho Português da Costa tem 138 quilómetros de extensão e atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença e é o primeiro que a TPNP candidatou à comissão de certificação, após a assinatura em 2021 do memorando de entendimento com dez autarquias da região.

Para o presidente da TPNP, trata-se de uma “excelente” notícia para os milhares de peregrinos que fazem aquele traçado e que ajuda a estruturar o Caminho da Costa para Santiago de Compostela como um “produto estratégico”, que abarca vários segmentos turísticos, designadamente o turismo religioso, cultural, patrimonial e gastronómico”.

O presidente da TPNP explicou que a certificação do Caminho Português da Costa resulta dum trabalho em rede da Entidade Regional de Turismo com os municípios abrangidos e acaba por ser “duplamente relevante por ser Ano Jacobeu”.

“Estamos agora em melhores condições de promover um itinerário mais seguro, estruturado e sinalizado, permitindo uma melhor experiência a todos aqueles que o usufruam”, considera Luís Pedro Martins.

O Caminho Português de Santiago é, segundo Luis Pedro Martins, um dos principais ativos turísticos da região, razão pela qual faz parte da estratégia de promoção externa do destino.

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