SITE Norte denuncia intenção de despedimento coletivo na Efacec

Aumentos salariais na função pública começam hoje a ser pagos
Foto de Arquivo (A. Santos)

Depois da privatização em novembro e da compra pelo fundo alemão Mutares, a Efacec prepara-se agora para abandonar as áreas de negócio que revelarem não ser rentáveis, com o objetivo de o foco principal da empresa passar pela mobilidade elétrica, automação e transformadores.

A notícia foi avançada na sexta-feira pelo Expresso, que acrescenta que na quinta-feira, foi feita uma comunicação em inglês aos trabalhadores, admitindo-se que um despedimento coletivo pode estar em cima da mesa. Em causa podem estar algumas dezenas de pessoas.

Cortar custos para voltar a reequilibrar e recuperar a operação é o plano que está na base desta decisão, agora comunicada aos trabalhadores.

O SITE Norte (Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente) emitiu hoje um comunicado em que confirma que a «Administração nomeada pela Mutares – o fundo de investimento a quem o Governo pagou 395 milhões de euros para ficar com a Efacec, em Novembro do ano passado – deu a conhecer a sua intenção de avançar com um despedimento colectivo.»

Assim, o SITE Norte adverte os trabalhadores que se vejam visados neste processo para não assinarem «nenhum documento que os comprometa», devendo isso sim contactar o sindicato «para se informarem e obterem apoio.»

Pode ainda ler-se no comunicado: «Exigimos da Administração que explique as razões que motivam esta intenção, o que implica parar esta iniciativa no imediato.»

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter