Sinistralidade nas autoestradas diminuiu este ano

Acidente na A41 (Maia-Matosinhos) provoca um morto
imagem de Arquivo PM

A sinistralidade nas autoestradas portuguesas diminuiu nos primeiros nove meses do ano, apesar do aumento de tráfego.

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) sublinha que 2021 mantém a tendência de diminuição da sinistralidade verificada em 2020.

“Apesar do aumento da circulação automóvel na rede concessionada da APCAP, no período entre janeiro e setembro registou-se menos 2% de acidentes do que no ano anterior”, precisa aquela associação, acrescentando que ocorreram também no mesmo período deste ano menos 7% de acidentes com vítimas face a período homólogo de 2020.

A APCAP dá igualmente destaque à menor gravidade da sinistralidade, tendo-se registado até setembro deste ano menos 7% de feridos ligeiros, menos 9% de feridos graves e menos 15% de mortes em relação ao mesmo período de 2020.

“Além da recuperação do tráfego em relação a 2020, com maior incidência no terceiro trimestre, é também boa notícia a diminuição da sinistralidade nas nossas autoestradas, que é uma preocupação e um objetivo comum a todos os associados”, afirmou o presidente da APCAP, António Nunes de Sousa, citado no comunicado.

O último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indicava que a sinistralidade rodoviária se agravou em agosto com um aumento de 42,5% das vítimas mortais e de 9,1 de acidentes em relação ao mesmo mês de 2020.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter