Rolhas trocadas por árvores em Matosinhos

Foto: CM Matosinhos

 

254 exemplares serão plantados este ano graças aos restaurantes aderentes a esta campanha.

Já começaram a ser plantadas em Matosinhos as árvores autóctones abrangidas pelo projeto “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”.

Matosinhos é um dos cinco municípios que aderiu ao “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”, um projeto desenvolvido desde 2021 em parceria com a LIPOR e a Quercus. O objetivo é incentivar a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, aumentar a capacidade de retenção de CO2 com as novas árvores plantadas e desenvolver a economia circular.

As rolhas recolhidas porta-a-porta em restaurantes, hotéis, cafés e padarias são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badminton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda.

Por cada 50 rolhas recolhidas é plantada uma árvore autóctone.

Este ano, em Matosinhos, serão plantadas 254 árvores que resultam das rolhas de cortiça recolhidas no ano passado pelos restaurantes aderentes.

Simbolicamente, foram plantadas as primeiras árvores autóctones na zona envolvente ao Monumento ao Senhor do Padrão, nas proximidades de uma das principais artérias do setor da restauração do concelho de Matosinhos. As restantes árvores serão plantadas no Monte de S. Brás.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter