Rodrigo Teixeira atuou com a Orquestra Gulbenkian na entrega do Prémio Jovens Músicos da Antena2 RTP

Rodrigo Teixeira_Foto PJM

O jovem pianista maiato Rodrigo Teixeira tem vindo a desenvolver o seu domínio técnico ao longo deste ano de 2022, que lhe foi favorável também em concursos de prestígio. Recorde-se que em julho conquistou o 1º lugar do PJM – Prémio Jovens Músicos 2022, na vertente de piano. Voltou a brilhar com a Orquestra da Gulbenkian na entrega de prémios deste concurso da Antena2 RTP, que aconteceu em 26 de setembro.

O concerto desta cerimónia foi transmitido na RTP2, no último domingo à noite, com o maiato a interpretar com a orquestra “Tchaikovsky Piano Concerto nº1, Mov.2 & 3”.

Rodrigo Teixeira assume como projetos imediatos a apresentação da integral dos Estudos Transcendentais de F. Liszt e o segundo Concerto para Piano de B. Bartok. Para 2023, já tem garantida a presença no Festival Internacional de Música de Mafra e no festival Piano Summer (Alemanha/Itália).

Relativamente a este ano, o jovem protagonizou ainda a abertura o Ciclo de Piano da Casa da Música, em janeiro. Em maio, apresentou-se no VII Ciclo de Concertos de Coimbra. Recentemente, estreou-se no Festival Internacional de Piano do Algarve (Portimão).

Recentemente, em setembro deste ano, na cerimónia de entrega dos Prémios Jovens Músicos, Rodrigo Teixeira fez uma exibição bastante elogiada pelos críticos e melómanos integrando a Orquestra Gulbenkian, na interpretação de “Tchaikovsky Piano Concerto nº1, Mov.2 & 3”.

O desenvolvimento artístico de Rodrigo Teixeira é um produto de inúmeros fatores, desde o suporte familiar ao seu gosto pelos corais de Bach, das horas de estudo diário à leitura em diferentes áreas do saber, da curiosidade pela estética de cada período da História da Música ao domínio técnico do seu instrumento.

«Figura incontornável do piano em Portugal, é presença assídua em palcos nacionais e internacionais» é um exemplo de como os especialistas caracterizam Rodrigo Teixeira, que apresenta «uma raríssima linha de evolução no percurso pianístico, em Portugal, em tão terna idade. Requer uma maturidade e profundidade artísticas que transcende a idade em causa. É repertório merecedor dos maiores palcos nacionais e mundiais.»

Ver atuação:

(808) Rodrigo Teixeira – Tchaikovsky Piano Concerto nº1, Mov.2 & 3 – YouTube

(Foto Casa da Música)
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter