De 25 a 28 de março, diversas soluções para a qualificação de jovens e adultos em formação contínua passam pela 17.ª Feira de Educação, Formação e Juventude – a Qualifica -, a realizar na Exponor.
O papel central dos professores no sistema educativo é um dos focos do programa de atividades, realizado em parceria com a Education Summit.
A crescente carga de trabalho, a desmotivação profissional, a falta de reconhecimento da carreira docente, a excessiva burocracia e os elevados níveis de stresse continuam a marcar o quotidiano dos professores em Portugal. Estes desafios assumem particular centralidade no programa da Qualifica, de 25 a 28 de março, na Exponor, que dedica uma parte relevante da sua programação a uma reflexão aprofundada sobre a condição docente e o futuro da educação.
A iniciativa ganha especial pertinência à luz de estudos recentes que indicam que mais de 60% dos docentes apresentam sinais de exaustão emocional, associados, entre outros fatores, à burocracia excessiva e à indisciplina em contexto escolar.
Temas como a utilização ética da Inteligência Artificial na Educação, diferenciação pedagógica ou criatividade na Educação serão abordados em várias palestras.
Iniciativa que na edição anterior teve grande adesão foi o Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva, que este ano está de regresso, com uma oferta composta por vários graus de formação para responder positivamente aos desafios da aprendizagem ao longo da vida, num mundo empresarial e numa economia em mudança acelerada no sentido da digitalização.
Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, enfatiza num comunicado informativo, que “empresas e trabalhadores estão conscientes da importância da formação ao longo da vida para serem mais competitivos, e na Qualifica encontram um conjunto de propostas adaptadas às suas necessidades, que lhes vão conferir mais valências e competências”.
A Qualifica mantém uma oferta muito completa e reforçada para estudantes, famílias e instituições, com uma programação preparada para responder aos anseios dos diferentes perfis de jovens e adultos, desde os mais indecisos aos mais resolutos, dos estudantes do 9.º ano a finalistas universitários.
Este que é o maior evento de Educação realizado a Norte do País contou na edição de 2025 com mais de 42 mil visitantes. Para a edição deste ano, estão já confirmados mais de 25 mil alunos e professores inscritos.
