PSP inicia operação nas escolas que sensibiliza para “Internet Mais Segura”

Foto: A Santos

A PSP apelou à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no começo da operação nacional “Internet Mais Segura”. É uma ação dirigida aos alunos do 1º ao 3º ciclo do ensino básico e do secundário.

Em comunicado, a PSP anuncia que a operação vai decorrer até sexta-feira e pretende sensibilizar a comunidade escolar para os riscos associados a uma utilização irresponsável da internet e das novas tecnologias.

Com esta operação, desenvolvida através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), a PSP associa-se ainda ao Dia da Internet Mais Segura, que este ano se assinala a 10 de fevereiro.

A PSP lembra que o recurso às novas tecnologias numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança, alertando que as ameaças, agressões, injúrias, difamação e devassa da vida privada ocorrem muitas vezes à distância, uma situação de difícil controlo pelos pais.

Além do `cyberbullying` e de discursos de ódio nas redes sociais, a PSP alerta ainda para um aumento generalizado da criminalidade praticada através das novas tecnologias, como por exemplo burlas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter