A PSP deteve um homem de 23 anos, residente em Vila do Conde para cumprimento de pena de de oito anos de prisão efetiva. Foi levado para o Estabelecimento Prisional do Porto onde iniciou o cumprimento da pena.
O detido foi condenado pela prática de crimes de furto qualificado e de um de furto qualificado na forma tentada.
Os factos praticados decorreram entre julho de 2022 e janeiro de 2023, tendo um grupo de seis arguidos, com idades entre os 23 e os 49 anos, atuado em conjunto combinando a entrada em estabelecimentos comerciais para se apropriarem de bens ou dinheiro de terceiros.
Os arguidos organizaram-se entre si, dando preferência a espaços onde fossem exploradas máquinas de venda de tabaco ou de outros consumíveis, máquinas de troco automático ou caixas registadoras, que pudessem vir a retirar e fazer suas, visando a posterior apropriação das quantias monetárias no seu interior e do tabaco vendido nessas máquinas.
Para tal o grupo percorreu vários concelhos, entre os quais Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Esposende, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Vila Verde, Trofa e Matosinhos.
Os suspeitos foram julgados e condenados a penas entre os 3 e os 11 anos de prisão.