A Metro do Porto foi autorizada a gastar 365 milhões de euros para construir a nova linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música) e o metrobus, investimentos totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi publicado esta sexta-feira, dia 25.
De acordo com a resolução do Conselho de Ministros de 17 de março publicada hoje em Diário da República (DR), o valor do investimento na linha Santo Ovídio – Casa da Música, conhecida como nova linha de Vila Nova de Gaia (e entretanto ‘batizada’ de Rubi), é de 299 milhões de euros, e o investimento no BRT (‘bus rapid transit’, vulgo metrobus) chega aos 66 milhões de euros, valores sem IVA.
Por ano, a Metro do Porto foi autorizada a gastar 6,1 milhões de euros em 2021, 37,3 milhões em 2022, 105,3 milhões em 2023, 98,7 milhões em 2024 e 117,6 milhões em 2025, ano em que as obras financiadas pelo PRR deverão terminar.
Do investimento no metrobus referido na resolução do Conselho de Ministros consta apenas a ligação Boavista – Império, mas na quarta-feira foi anunciado que o percurso deste novo meio de transporte será também alargado a Matosinhos, chegando à Rotunda da Anémona.
A construção do metrobus no Porto, cujo contrato de conceção foi assinado na quarta-feira, vai arrancar em junho, e foi adjudicada ao consórcio das empresas Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro por 24,9 milhões de euros.
Dado que o procedimento concursal tinha uma dotação de 45 milhões de euros, a Metro do Porto aproveitou a dotação que sobrou para lançar, também em meados de junho, um concurso público para a extensão do modelo da linha de metrobus até ao Castelo do Queijo, fazendo a ligação à Rotunda da Anémona, em Matosinhos.
