Até domingo, Matosinhos recebe o Campeonato Europeu de Basquetebol feminino Sub 18.
Estão em competição as 16 melhores equipas europeias da atualidade, entre elas Portugal, com os jogos a decorrerem no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a “Casa das Seleções”, e no pavilhão municipal de Guifões.
Depois das atletas terem visitado alguns lugares de Matosinhos e interagido com a população, como foi o caso do Mercado de Matosinhos, o vice-presidente da Câmara, Carlos Mouta, recebeu os responsáveis federativos nacionais e internacionais e os representantes das 16 equipas em competição e das equipas de arbitragem.
Na cerimónia, nos Paços do Concelho, estiveram também presentes o vereador do Desporto, Nuno Matos, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e o presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Manuel Albano. A FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) esteve representada pelo diretor de Competições Gintaras Leonavicius e pela comissária internacional, Rasa Liuimiene.
Carlos Mouta referiu que este é o 11º europeu em 13 anos, num ciclo só interrompido pela pandemia, e salientou a “importância da aposta da autarquia e da Matosinhos Sport na organização destes eventos e no desporto em geral, não só pela valorização turística e económica, mas pela valorização social, educação e formação dos jovens, atletas ou adeptos, e mesmo de todos aqueles que acompanham o torneio”.
Após a receção nos Paços do Concelho, a comitiva europeia, composta por cerca de 70 pessoas, visitou o Mumma – Museu da Memória de Matosinhos e a Casa do Design.
O próximo jogo de Portugal, a contar para os oitavos de final, é já hoje quarta feira, pelas 20h30, no Centro de Desportos e Congressos, frente à seleção da Croácia.