Projeto SOMA – Saúde Oral em Matosinhos irá apoiar 500 pessoas

Foto CM Matosinhos

Câmara de Matosinhos vai apoiar a reabilitação oral de cerca de 500 pessoas no âmbito do Projeto SOMA – Saúde Oral em Matosinhos.

A Câmara Municipal de Matosinhos vai apoiar a reabilitação oral de cerca de 500 pessoas com vista a promover a saúde oral e a aumentar a probabilidade de integração socioprofissional. O projeto vai arrancar ainda este ano.

Os destinatários que poderão beneficiar deste apoio são jovens entre os 16 e 23 anos, residentes no concelho, que frequentam cursos profissionais das escolas públicas e escolas profissionais de Matosinhos, em situação de precariedade socioeconómica com problemas de saúde oral, mas também adultos em idade ativa, entre os 18 e os 64 anos, residentes no concelho, desempregados (com inscrição no IEFP), em situação de precariedade socioeconómica, à procura de emprego, com problemas de saúde oral.

O Projeto SOMA – Saúde Oral em Matosinhos é uma ação de intervenção comunitária que pretende promover a saúde e reabilitação oral e o bem-estar, capacitar as pessoas para a autogestão da higiene oral e aumentar a probabilidade de integração socioprofissional.

Para a execução dos cuidados de saúde oral previstos, a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu um contrato com a Clínica Universitária da CESPU, com instalações no concelho de fácil acesso aos beneficiários do projeto.

A implementação do projeto está a ser desenvolvida através da parceria estabelecida com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a ADEIMA, as escolas públicas, com cursos profissionais, e as escolas profissionais do concelho, como entidades referenciadoras das pessoas abrangidas pelo Projeto.

O Projeto SOMA é uma das Operações Individuais do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Área Metropolitana do Porto e é financiado pelo PRR no valor de 160 mil euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter