Projeto Novos Horizontes em Matosinhos ajudou mais de 60 sem-abrigo em cerca de um ano

Foto CMM

Em menos de um ano, 62 pessoas em situação de sem-abrigo foram já acompanhadas pelo projeto Novos Horizontes.

Criado em setembro de 2021 pela Câmara de Matosinhos em parceria com a ADEIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos) e financiado pelo Norte 2020, Programa Operacional Regional do Norte/ Fundo Social Europeu, o projeto centra-se na prevenção.

O primeiro passo é identificar as pessoas em situação de sem-abrigo e assegurar o seu acompanhamento psicossocial. A partir daí, segue-se um trabalho de articulação entre os vários serviços, procurando dar uma resposta ao nível da habitação, apoio jurídico e social, acompanhamento médico, vestuário, higiene e alimentação, aumento de competências, emprego, ou até fornecer uma morada fixa para quem não consegue sequer fazer uma coisa tão simples como renovar o Cartão do Cidadão.

Das 62 pessoas já acompanhadas, 10 foram integradas em alojamento temporário (Centro de Acolhimento Social, Centro de Acolhimento de Emergência Social, Stella Maris), 29 integraram estruturas de fornecimento de alimentação gratuita diária ou pontual (Lar de Santana/CATI/Porta Solidária/Vicentinos), 8 conseguiram arrendar uma casa e 10 arrendaram um quarto.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter