Projeto Holograma traz hoje dois concertos ao Fórum da Maia

No âmbito do Projeto cultural da Casa da Música “Holograma – Cultura Para Todos”, a Maia acolhe hoje dois espetáculos.

Este sábado, dia 30, às 10h30, será apresentado o espetáculo “Les Feuilles Mortes” pelo coletivo FACTOR E!

E às 19h00 será a vez de Solistas da Casa, um coletivo formado por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble.

De 28 a 31 de outubro, o Grande Auditório do Fórum da Maia acolhe seis concertos de acesso gratuito.

O projeto Holograma é uma iniciativa de intervenção social que pretende estender a Casa da Música a cada um dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).

O projeto promete levar a música clássica para ser ouvida e trabalhada por comunidades locais, através do trabalho com grupos minoritários ou socialmente desfavorecidos, possibilitando-lhes experiências musicais com raiz pedagógica e educativa.

Sinopses dos espetáculos:

10h30 – “Les Feuilles Mortes”

Quando, em 1945, Joseph Kosma escreveu música para o ballet Le rendez-vous e se inspirou no Poème d’Octobre de Jules Massenet, estava longe de saber que a sua melodia viria a tornar-se num dos mais tocados standards de jazz de sempre. Este é o ponto de partida para um concerto que nos levará ao jazz e à constante mutação que, nas mãos dos seus intérpretes, a música popular foi sofrendo.
Conceção e direção artística: FACTOR E!
Interpretação: Filipe Monteiro, João Costa, João Paulo Rosado, Paulo Gomes e Rui Teixeira.

19h00 – Solistas da Casa

Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter