“O Triângulo da Democracia” de Carlos Magalhães é apresentado este sábado na Biblioteca da Maia

Este sábado, dia 30, há mais uma apresentação de livro e encontro com autor na Biblioteca da Maia. Desta feita é apresentado o “O Triângulo da Democracia” de Carlos Magalhães.

A sessão que tem entrada gratuita terá lugar pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da Maia.

Com este “O Triângulo da Democracia” pretende o autor promover a discussão sobre os conceitos associados ao termo “democracia” e à sua aplicabilidade no mundo contemporâneo.

Entre as variantes do exercício democrático nas sociedades modernas contam-se três “modelos” fundamentais: a democracia representativa, a democracia participativa e a democracia deliberativa.
Conceitos mais recentes como os da democracia delegativa e da deliberação cívica, ou visões como a crise da democracia, o reinventar da democracia ou a democracia na era digital, não deixam de fazer parte deste estudo que surge como corolário da intensa atividade que o autor tem desempenhado nos últimos anos em prol da defesa da democracia, no âmbito dos movimentos cívicos que tem fundado e das iniciativas que tem promovido.

Como diz Henrique Neto, o autor do prefácio, “É através da existência e da qualidade das instituições democráticas que as nações progridem e se desenvolvem, da mesma forma que quando falha a democraticidade na governação dos povos os países empobrecem, as economias estagnam ou regridem”.

 

Carlos Magalhães nasceu em Valença, mas reside na Maia há mais de 20 anos. Foi professor de História da Arte e Geometria Descritiva, no ensino secundário e superior, durante cerca de 40 anos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter