Projeto de controlo de gaivotas na AMP arranca este ano e inclui município de Matosinhos

Foto de J. Gomes

A Área Metropolitana do Porto planeia lançar “nos próximos meses” um concurso para executar o plano de ação de controlo de gaivotas nas zonas costeiras, de acordo com a secretária da Comissão Executiva desta associação de municípios.

O lançamento do concurso “decorrerá nos próximos meses, porque o tempo de nidificação (das gaivotas) é em junho”, afirmou Ariana Pinho, durante a Assembleia Municipal do Porto, que decorreu na segunda-feira à noite.

O projeto, iniciado em 2020 sofreu um atraso, devido ao período de pandemia, e no ano passado, quando se decidiu avançar, “já era muito em cima da época da nidificação”, referiu aquela responsável, acrescentando que este ano vão ser implementadas ações.

Em causa estão os municípios de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Porto, que participaram no trabalho desenvolvido em 2021 e 2022 pelo consórcio Floradata e a Wedotech.

O programa “pode incluir a remoção de ninhos, e/ou remoção e/ou inviabilização de ovos”, deixando-os no ninho, permitindo uma “comparação de facilidade de implementação de cada método e comparação de resultados no curto e médio prazo”.

O plano de ação defende ainda a preparação ou revisão de manuais de boas práticas para os principais locais de alimentação das gaivotas – como lotas, restaurantes, barcos ou aterros – uma correta gestão de resíduos orgânicos e de não alimentação dos animais, através da sensibilização da população.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter