O suspeito foi presente a juiz no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira esta segunda-feira. No total a operação ‘Backbone’ levou a tribunal dez suspeitos por furtos em superfícies comerciais (alguns em Matosinhos) e tráfico de drogas, tendo cinco deles ficado em prisão preventiva.
Um homem, de 33 anos, identificado como o último elemento da rede criminosa desmantelada pela GNR, foi detido na passada quarta-feira por uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da PSP e ficou em prisão preventiva.
Recorde-se que, no dia 20, a GNR levou a cabo uma megaoperação articulada entre o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santa Maria da Feira e a Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto.
A investigação, que já decorria há 15 meses, apurou que os arguidos, nove homens e uma mulher, entre os 25 e 45 anos, são suspeitos da prática de assaltos a estabelecimentos comerciais nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viseu, e de tráfico de droga, com principal incidência nas zonas da Feira, Espinho, São João da Madeira, Lourosa, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos e Viseu.
O prejuízo dos assaltos está avaliado em dezenas de milhares de euros.
A operação resultou na apreensão de 1.292,89 euros, 30,4 doses de heroína, 20,95 doses de cocaína, 193,52 doses de haxixe, diversos equipamentos tecnológicos, equipamentos eletrodomésticos, ferramentas e equipamentos agrícolas e três armas brancas.
A operação ‘Backbone’ contou com 43 militares de investigação criminal, territorial e com os Comandos Territoriais de Aveiro e Porto.
