Primeira fase do Corredor Verde do Leça foi inaugurada este sábado

Foto: Francisco Teixeira/CMM

Foi inaugurada, no dia 2, a primeira de três fases do projeto do Corredor Verde do Leça, entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km.

A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, dos presidentes das Câmaras da Maia e de Matosinhos, Silva Tiago e Luísa Salgueiro, no que foram acompanhados pelos presidentes das autarquias de Santo Tirso e Valongo, Alberto Costa e José Manuel Ribeiro. A cerimónia contou com uma atuação dos Pequenos Cantores da Maia.

O Corredor Verde do Leça consiste num projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que visa a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens.

Cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020, o projeto está a ser executado em três fases, num total de 18 km intervencionados.

Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto prevê a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.

O investimento na primeira fase foi de 7,2 milhões de euros e abrangeu a construção de uma ciclovia e de percursos pedonais, entre outras melhorias, aumentando a visibilidade do rio Leça e dos seus focos de poluição, promovendo um maior contacto com a natureza e novas oportunidade de mobilidade ao longo do rio.

Segue-se a segunda fase, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km. Com um prazo de execução de 18 meses, a empreitada está orçada em cinco milhões de euros.

A terceira fase, entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/Foz do Rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, terá uma extensão de 4,7 km.

O rio Leça, que nasce em Santo Tirso, a uma altitude de 475 m, e desagua em Matosinhos, tem uma extensão de cerca de 46 quilómetros. Durante várias décadas, foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa.

Em 2016, os quatro municípios por onde passa o rio – Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso – uniram esforços e começaram a trabalhar na consolidação, estratégia e definição de um plano para o Corredor do Leça.

Constituída a 31 de maio de 2021, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, dedicando-se agora à gestão, execução e manutenção do Plano Estratégico de Recuperação do Rio Leça 2020/2030, com um orçamento total previsto de 28 milhões de euros e com recurso a financiamento comunitário.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter