Primeira etapa d’ O Gran Camiño terá partida na Maia e chegada em Matosinhos

Foto de Arquivo: CM Maia

A primeira de cinco etapas da quarta edição da prova de ciclismo galega O Gran Camiño, disputada de forma inédita em território português, terá partida na Maia e chegada em Matosinhos, anunciou a organização.

A prova, que cruza pela primeira vez fronteiras, ganhou destaque nas últimas edições com a presença do ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), duas vezes vencedor da Volta a França (2022 e 2023) e bicampeão em título da prova, e em 2025 prolonga-se entre 26 de fevereiro e 2 de março para poder acolher a etapa suplementar, que se junta às quatro já habituais nas províncias da Galiza.

Esta segunda-feira decorreu a apresentação da etapa portuguesa, onde o diretor da prova, Ezequiel Mosquera, sublinhou a “irmandade” entre os dois países ibéricos e mais particularmente da região nortenha portuguesa com a comunidade autónoma espanhola.

“Temos um fio condutor que une Portugal e a Galiza, que é o caminho de Santiago. Daí partiu o nome, a ideia e a visão. É uma prova jovem, com muita juventude, entrámos num calendário que não é fácil, mas de forma muito rápida, e sair da fronteira era o passo seguinte. Portugal deu-nos esta oportunidade, Maia, Matosinhos e o Norte, de sair para fora e vai ser parte da nossa identidade no futuro”, explicou o ex-ciclista.

O próximo passo e grande objetivo para a evolução da prova será subir de categoria, para o circuito UCI ProSeries.

Ruben Guerreiro (Movistar) teve o único pódio português na classificação geral d’O Gran Camiño, em 2023, tendo ficado na oitava posição na passada edição.

O ex-ciclista Óscar Pereiro, vencedor da Volta a França de 2006, também marcou presença e mostrou-se orgulhoso por estar na organização que permitiu esta inédita primeira etapa, sublinhando que Portugal foi o seu “país de acolhimento” para a sua carreira e de muitos dos seus colegas galegos.

A conferência de imprensa contou também com a participação, entre outras personalidades, do recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do vereador municipal da Maia com o pelouro do Desporto, Hernâni Ribeiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter