Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha motiva conferência esta quarta-feira na Maia

 

No âmbito da divulgação do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, terá lugar no dia 21, quarta-feira, às 18h00, no Fórum da Maia, a conferência intitulada “Premiar o Compromisso Social e o Lugar da Arquitetura”,  proferida pela arquiteta Sofia Aleixo. A arquiteta fará uma reflexão a partir da alteração de foco que este Prémio implica, ao centrar-se no período de utilização das obras de arquitetura e na sua função basilar de resposta às atividades humanas.

O período de candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha decorre até 31 de outubro de 2022, via pma.joaoalvarorocha.pt.

O Prémio é destinado a Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda. Destina-se a obras realizadas no período entre os três e oito anos anteriores a 31 de outubro de 2022.

O Prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 – 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.

De iniciativa da Autarquia, o Prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.

Regulamento, Aviso e mais informações disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter