Pequenos Cantores da Maia em fase de recrutamento de oito novos elementos

Foto DR

 

Os Pequenos Cantores da Maia, com 30 anos de carreira, estão prestes a iniciar nova temporada de trabalho e com uma fase de recrutamento.

O grupo coral municipal tem oito vagas para preencher e vai escolher crianças dos 6 aos 14 anos com aptidões para o canto. As inscrições já decorrem e serão aceites até 24 de outubro.

Os encarregados de educação das crianças interessadas devem fazer a inscrição enviando um email para o coral municipal através do endereço pequenoscantores@cm-maia.pt.

O grupo aceita candidatos até 24 de outubro, para serem submetidos a uma prova de admissão. Acima de tudo, pede-se que as crianças candidatas tenham competências vocais, sendo essencial desde logo a afinação. E devem residir no concelho da Maia.

O maestro e fundador do grupo, Victor Dias, alerta para este cuidado prévio a ter pelos pais, uma vez que se trata de crianças muito pequenas e que não devem ser submetidas a uma avaliação rigorosa sem que tenham o mínimo de capacidades, correndo o risco de elevar expectativas e de ferir suscetibilidades numa eventual rejeição.

Os Pequenos Cantores da Maia possuem uma carreira de 30 anos com êxitos e atuações marcantes.

Recorde-se que, no Natal do ano passado, estrearam no maior e mais popular programa da televisão portuguesa, o Natal dos Hospitais, a canção “Mais um Natal no novo normal”, além de terem, no mesmo ano, apresentado na RTP, SIC e TVI o tema “Its Christmas everywhere” com o músico e cantor Noble.

Na véspera de S. João de 2022, os PCM participaram da inauguração da na ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de S. João, com a estreia da canção “Joãozinho”, em parceria com Rui Veloso, o Pai do Rock português, e ainda Vozes da Rádio.

Deste tema foi ainda realizado um videoclipe, que já foi apresentado em 15 de julho último na RTP, no programa de Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Mais recentemente, estiveram presentes no Programa Caixa Mágica de Fátima Lopes, na SIC, interpretando uma versão orquestral para solistas e coro infantil, da canção “Leva-me a viajar”, celebrizada por Sara Carreira. Victor Dias e Mizé Rouxinol, a dupla de compositores deste coral municipal, elaborou uma adaptação do tema com o cunho dos Pequenos Cantores da Maia.

Toda a história do grupo pode ser conhecida ao pormenor no documentário que foi apresentado já publicamente no dia 28 de maio deste ano, na sessão de celebração do 30º aniversário.

Fica bem patente neste filme profissional realizado por Victor Santos a camaradagem dos elementos do grupo, as viagens e atuações feitas em equipa, os momentos de aprendizagem comuns, a criatividade e, acima de tudo, o “ambiente familiar que se vive entre todos”, como refere o maestro Victor Dias em entrevista ao Notícias Primeira Mão e ao programa Maia Magnética, da rádio NoAr.

Uma das provas dessa marca positiva que os Pequenos Cantores deixam para a vida nas crianças que por lá passam é o facto de antigos elementos já terem levado para o coral municipal os seus filhos, fazendo com que haja uma segunda geração de jovens talentos na música.

Se quiser inscrever a sua criança para o teste de admissão, deverá fazê-lo através do e-mail pequenoscantores@cm-maia.pt, indicando os dados: nome, data de nascimento, morada e contacto do encarregado de educação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter