Plano Municipal de Leitura de Matosinhos incluiu 700 participantes até meio deste ano

Foto: CMM

O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos (PML) é já um eixo da programação cultural do concelho, reconhecido a nível nacional pela sua importância no envolvimento com a comunidade em que opera.

O plano carateriza-se pelo seu conjunto de iniciativas e atividades que permitem a aproximação do público aos autores, às suas obras e às diferentes formas literárias, promovendo a leitura e as competências de literacia.

Criado em 2015, o PML de Matosinhos foi concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e estratos sociais. O PML inclui um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.

Este programa dinamizou até meados deste ano 29 iniciativas e atividades, entre encontros com autores nas bibliotecas municipais e escolas, comunidade de leitores, laboratórios de poesia, lançamento de livros, num total de 700 participantes registados.
Houve ainda espaço para a produção de conteúdos digitais com a produção de dez episódios do projeto Território Poético, que atingiram as 10 mil visualizações nas redes sociais da autarquia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter