Painéis fotovoltaicos permitem autossuficiência ao Hospital Pedro Hispano

Foto PM

 

A recente instalação de painéis fotovoltaicos no Hospital Pedro Hispano (HPH) tem-se revelado “extremamente eficiente, respondendo de forma significativa às necessidades energéticas do hospital”, segundo nota desta unidade.

No período de pico de produção energética, entre as 12h00 e as 14h00, a estrutura fotovoltaica tem sido suficiente para cobrir toda a necessidade elétrica do hospital, permitindo que este não recorra à rede externa.

As Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC) existentes na ULSM foram instaladas através de um financiamento do Plano de Reabilitação e Resiliência (PRR), que permitiu ao hospital dar um passo importante na sustentabilidade energética.

O custo da UPAC 2, recentemente instalada no parque interno, responsável pela maior parte dessa produção fotovoltaica, foi de cerca de 247 mil euros + IVA, “assumindo-se como um investimento significativo para a modernização e eficiência energética da instituição. Importa referir que esta UPAC 2 representa o culminar de um processo iniciado em 2021, com a instalação da UPAC 1, localizada na cobertura do Hospital Pedro Hispano”.

Vila do Conde investe oito milhões em redes de água e saneamento nas freguesiasA energia proveniente da rede elétrica externa continua a ser necessária para garantir o fornecimento contínuo de eletricidade ao hospital, especialmente em períodos em que as UPAC não operam com eficiência máxima, como em dias nublados ou durante a noite, quando não há disponibilidade de luz solar.

A combinação do sistema fotovoltaico com o fornecimento da rede externa representa uma “solução equilibrada e eficaz, proporcionando ao hospital uma significativa redução na dependência da energia convencional e contribuindo para a sustentabilidade energética da instituição”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter