Obras no canal de acesso ao Porto de Leixões concluídos

Foto de Arquivo PM

 

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) informa que o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação estão concluídos.
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) divulgou no sábado que o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação estão concluídos, mas admite que o prolongamento do quebra-mar exterior “está atrasado”.

Segundo a APDL, esta empreitada atrasou-se relativamente à data de lançamento, estando já concluídos os 300 metros de extensão. A empreitada deverá ficar concluída, “previsivelmente, no próximo ano [2026] com a execução da super estrutura”.
De acordo com a Lusa estes esclarecimentos foram enviados à Associação Viver Matosinhos, que na terça-feira questionou a APDL sobre se o projeto do novo terminal de contentores foi “abandonado”, por ter “expirado a validade das declarações de impacte ambiental”.


A Viver Matosinhos foi fundada pelo impulsionador do Movimento Diz Não ao Paredão, que contesta as obras no Porto de Leixões, e ex-candidato à Câmara de Matosinhos pelo Iniciativa Liberal, Humberto Silva, que pede ainda uma informação detalhada “sobre o projeto submetido em sede de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) para a reconversão do Terminal Norte do Porto de Leixões”.

Em resposta, a APDL afirma que solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente a prorrogação da validade da Declaração de Impacto Ambiental relativa ao novo terminal de contentores.
Refere que a construção de um novo terminal de contentores que permitirá a atracação de navios de 300 metros será objeto de concurso público a lançar pela APDL no decurso de 2026.

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