Obras do Metro implicam alterações nas linhas STCP afetando a 1M (Matosinhos)

Foto de arquivo (©cm-matosinhos.pt)

As paragens de 13 linhas da STCP, localizadas na baixa do Porto, vão ser relocalizadas a partir desta quinta-feira, dia 14, devido aos congestionamentos provocados pelas obras de alargamento da rede de metro, foi esta quarta-feira revelado.

Em comunicado, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) refere que devido ao avançar das obras de alargamento da rede de Metro no Porto e aos congestionamentos inerentes de circulação naquela zona da cidade, a partir de hoje, “algumas das paragens” na Baixa serão relocalizadas.

No caso da Linha 200 (sentido Bolhão), a nova paragem ficará localizada junto ao Teatro Sá da Bandeira, abandonando o percurso por Gonçalo Cristóvão e assumindo ambos os sentidos pela Rua Sá da Bandeira.

Já nas linhas 201, 208 e 501, a penúltima paragem faz-se junto à estação de metro dos Aliados, sendo que o término e início de linha faz-se em nova paragem junto ao shopping da Trindade.

As obras de alargamento da rede de metro impõem ainda alterações no percurso da Linha 400, cuja penúltima paragem faz-se na Praça D. João I. O término e início de linha será feito junto ao shopping da Trindade e no sentido Parque Nascente, há nova paragem junto à praça da Liberdade, na plataforma central.

No caso da Linha 500, o término e início será em São Bento (Avenida D. Afonso Henriques) e as linhas 901 e 906 assumem novas paragens na Batalha, Praça D. João I, mantendo o atual término na Trindade e a paragem Aliados no sentido Vila Nova de Gaia.

Por seu turno, as linhas 904 e 905 alteram o seu término e início para a Trindade, junto ao metro e Parque de Estacionamento da Trindade, sendo que no sentido Gaia, há uma nova paragem junto à Praça da Liberdade, na plataforma central.

Já as linhas 1M (Matosinhos) e 10M (Vila d’Este) passam a parar na plataforma central, na parte de baixo dos Aliados e a Linha 3M, terá término e início na Praça General Humberto Delgado (poente).

Por fim, a Linha 11M recua para a parte superior da Avenida dos Aliados (lado poente).

Em causa estão as obras de construção da nova Linha Rosa do Metro do Porto que vai ligar S.Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter