Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Matosinhos participou da apreensão de sardinha

A GNR apreendeu esta terça-feira, no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), em Esposende, 9.954 quilos de sardinha, com o valor presumível de 59.724 euros, anunciou a Guarda esta terça-feira.

A operação foi desenvolvida pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha e do Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos.

Em comunicado, a GNR refere que, na operação, foram identificados os mestres das duas embarcações de pesca costeira, por pesca ilegal, e elaborados os respetivos autos de contraordenação. Os mestres das duas embarcações, dois homens de 55 e 58 anos, incorrem numa coima que pode ir até aos 37.500 euros.

As duas embarcações de cerco foram detetadas a pescar dentro da área marinha do PNLN.

A GNR lembra que os recursos marítimos “devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria”.

“O PNLN possui um dos mais elevados índices de biodiversidade do país. A criação de uma área marinha protegida no PNLN tem como objetivos, entre outros, a conservação da biodiversidade marinha, a conservação dos habitats associados ao ecossistema estuarino, a recuperação das populações de espécies exploradas comercialmente e a exploração sustentada dos recursos haliêuticos”, conclui o comunicado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter