Os veículos CRRC Tram (CT) do Metro do Porto, que começaram a circular em dezembro de 2023, afinal vão ficar mais caros do que inicialmente previsto, ou seja o custo vai ser acrescido de 1,8 milhões de euros face ao orçamentado, segundo uma resolução do Conselho de Ministros esta segunda-feira publicada.
Assim, face ao valor de 56,1 milhões de euros inicialmente autorizado em 2018, o custo passou agora para 57,9 milhões de euros.
Em causa estão a instalação de “de MetroTV nas composições, o encerramento da faturação do contrato de ATP (‘Automatic Train Protection’) e os serviços de fiscalização do fornecimento das composições com atividades de validação”.
Também houve a necessidade de estender o contrato aos anos de 2025 e 2026, “reprogramar o custo associado à manutenção do material circulante, passando a incluir a manutenção respeitante ao sistema de sinalização embarcada bem como incluir o recebimento de penalidade imputadas ao fornecedor do material circulante, no valor de 1.030.412,22 euros.
