Nova via liga centro da Maia à antiga nacional 13

foto de Arquivo

A conclusão da fase em falta da Via Periférica já em andamento. O troço da Via Periférica que irá ligar o centro da cidade da Maia à antiga Nacional 13 já está em curso e, de acordo com a Câmara da Maia, “é previsível que a sua conclusão possa ser antecipada”.

A autarquia considera-a “uma obra estruturante”, uma vez que permitirá o acesso a uma zona onde existem unidades de comércio, de serviços e empresariais com escala regional e nacional.

O presidente da Câmara Municipal da Maia sublinha que esta “é uma obra prioritária para município, pois irá melhorar significativamente a qualidade de vida da população residente e ativa.”.

A conclusão da Via Periférica entre a Rua do Souto e a Avenida D. Mendo (antiga N13) irá diminuir a poluição através da redução dos percursos necessários para as deslocações motorizadas, aumentar a atratividade da deslocação pedonal através da implantação de passeios de dimensões condignas e da redução significativa dos percursos, permitindo a diminuição do tráfego hoje existente entre estes dois polos de desenvolvimento, e ainda contribuir para o desenvolvimento socioeconómico destes dois polos de atividade, habitação, comércio e de serviços.

Com um custo estimado de 2 milhões de euros, dos quais mais de 800 mil comparticipados por fundos comunitários, a obra deverá estar concluída antes de junho do próximo ano.

António Silva Tiago afirma que “esta é uma obra estruturante, uma vez que encurtará significativamente a distância entre o centro da cidade da Maia e a zona empresarial da Avenida D. Mendo para apenas 750 metros, ao mesmo tempo que promove a mobilidade suave, com passeios largos que permitirão que a distância entre os dois pontos se faça a pé em apenas 15 minutos”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter